Eye Tracking, o que é?

fyq552f O eyetracking é uma técnica que procede ao rastreamento ocular, permitindo medir a posição e o comportamento do movimento ocular. É uma técnica comum em pesquisas sobre o sistema visual, psicologia, linguística e, nos últimos anos o seu raio de aplicação estendeu-se ao comportamento do consumidor, possibilitanto aos profissionais de marketing entender para que informações e aspectos visuais os consumidores direcionam o seu olhar.

Esta tecnologia recorre a câmeras especializadas que conseguem captar movimentos oculares mínimos e, a partir destes dados, é possível elaborar uma avaliação comportamental implícita já que grande parte dos movimentos dos olhos não resultam da vontade própria do indivíduo mas sim das características dos estímulos externos que podem captar a atenção pela sua saliência visual ou pela sua componente emocional (Witzner & Qiang Ji, 2010).

Quais as variáveis em análise Eye Tracking

Variáveis Mensuradas
(1) Fixação visual;
(2) Movimento ocular;
(3) Dilatação pupilar;
(4) Excitação emocional;
(5) Foco atencional.

O que é possível analisar com Eye Tracking

(1) Testar websites e a eficácia do respetivo layout, interface e da experiência de navegação;
(2) Analisar comportamentos do consumidor em ambiente de loja (testar colocação de produtos, materiais gráficos das prateleiras, disposição no linear, entre outros);
(3) Testar packaging, publicidades em vídeo e campanhas impressas;
(4) Determinar a hierarquia de perceção visual (que elementos captam a atenção em primeiro lugar, etc…).

eye-tracking-full-option1

7-baby-face

Rodrigues et al (2015). Princípios de Neuromarketing. Neurociência Aplicada ao Consumo, Espaços e Design. PsicoSoma.

Ficou o interesse? Veja tudo aqui
check-in

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s