Programa Detalhado

1. INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS AO CONSUMO

1.1. A História da Neurociência até ao Neuromarketing
1.2. O Conceito e Amplitude de Neuromarketing
1.3. Princípios de Biologia – Microbiologia e Genética
1.4. Neurobiologia Básica dos Processos de Tomada de Decisão
1.5. Neurotransmissores e hormonas
1.6. Estruturas e Sistemas do Corpo Humano
1.7. Cérebro Humano: Anatomia, Fisiologia, Estruturas Básicas e suas funções
1.8. Factores biológicos e fisiológicos no comportamento humano em consumo
1.9. Importância da Neurofisiologia e Neuroanatonomia para o Consumo

SS1 – O que é e o que não é o Neuromarketing e as vantagens da aplicação do neuromarketing & A Neurociência Aplicada ao Consumo e a ética mundial(*E)

LAB1 – Apresentação do Guião e explicação do NeuroPitch (*E)

Formador

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…


2. ESTIMULAÇÃO NEUROSENSORIAL

2.1 Os 33 Sistemas Sensoriais: Pensar pelos recetores
2.2 Microexpressões e pistas de acesso ocular: Softwares e Instrumentos
2.3 O Modelo de Investigação Dopaminecision ICN Agency© – Modelo Integrado
2.4 Estimulação pela Alimentação – Estudo de Caso em produtos Agroalimentares
2.5 NeuroBrandBuilder© – Como avaliar dimensões das marcas
2.6 Os sistemas sensoriais geradores de emoções
2.7 As emoções – Perspectiva Histórica até à Hipótese do Marcador Somático
2.8 A utilização das ferramentas de neurociência para perceber a estimulação sensorial

SS2 – Quiz: Como estimular os sentidos pela web (*E)

LAB2 –  Estudo de Caso: A técnica Tracing e como avaliar in Store*
Criação de Campanha Sensorial (Ficha de ação)
Criação de um paradigma de investigação em neuromarketing

* AULAS PRÁTICAS: Visitas a decorrer num palco de consumo (shopping) em ambiente de mercado prático. Deslocação por conta dos participantes.

Formador

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…


3. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO E EQUIPAMENTOS EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA APLICADA AO CONSUMO

3.1. Métodos de Investigação em Neurociência Aplicada (técnicas hemodinâmicas e electrofisiológicas)
3.2. Como criar um paradigma de investigação de emoções e desenho experimental
3.3. Psicofisiologia periférica e detecção de estados emocionais (introdução à AED, RC, ECG e fEMG)
3.4 Electrofisiologia cognitiva: estudos de EEG e ERP e suas potenciais aplicação ao estudo da emoção e processos de tomada de decisão
3.5 Electrofisiologia e processos mentais: estimação de estados cognitivos utilizando o EEG: método, aplicações e limitações
3.6 Técnicas comportamentais implícitas para o estudo de atitudes e estados emocionais

SS3 – Análise ao Caso Prático de Grande Consumo: Coca-Cola vs Pepsi e Brainstorming criativo (*E)

LAB3 – Laboratório de Neurociências do Consumo (Software e Hardware de EEG, ECG, AED, fEMG e desenho de protocolos de estudo)
LAB.3.1. EEG
LAB.3.2. Eye Tracking
LAB.3.3. Testes Neuropsicológicos e Escalas
LAB.3.4. Eletromiografia facial, Atividade Eletrodérmica, Eletrocardiograma e outros

*Carece de possível deslocação a laboratório em Castelo Branco ou Lisboa por conta do formando. O laboratório pode ser alterado no cronograma em função da disponibilidade de visita por parte do laboratório.

Formadores

pedro

Pedro Rosa (Portugal)
– Professor Universitário na Univ. Lusófona e outras internacionais
– Especialista em Eye Tracking e Psicofisiologia Periférica
– Doutor em Psicologia pelo ISCTE/UL no ramo de Neuropsicologia

– Ver CV e mais informações…


4. EMOÇÃO, COGNIÇÃO E TEORIA DA MENTE

4.1 Mecanismos Básicos de Consumo: Preditores Neuronais
4.2 Cognição Social: A Teoria da Mente, Empatia e Neurónios Espelho
4.3 Bases Emocionais do Comportamento do Consumo e “Gatilhos” emocionais
4.4 Neurotransmissores que decidem: Como estimular seletivamente
4.5 Personalidade, Atitudes e Estratégias de Coping
4.6. Tribos e Grupos de Consumo: Neurociência das Massas
4.7. Cognição, Intuição, Memória e Atenção: A Quadratura
4.8. Neurociência Social e Tomada de Decisão

SS4 – Estudo de caso: As emoções geram consumo? O que são as emoções e como podemos mensurar parâmetros emocionais em consumo (*E)

LAB4 – Laboratório da Decisão (Software e Testes*)
LAB4.1. BIS/BAS e BMS
LAB4.2. Cambridge Face Recognition Test
LAB4.3. PANAS e outras Escalas
LAB4.4. Outras escalas e softwares de avaliação de massas
LAB4.5 Estudo de caso: Aplicação na Avaliação de Meios Físicos VS Digital
LAB4.6 Equipamentos e Softwares de Avaliação de consumo

* Alguns dos testes apresentados só podem ser utilizados por Psicólogos ou outros técnicos credenciados para o efeito. O facto de serem ministrados é porque os psicólogos são alvo deste curso, não conferindo porém capacidades técnicas de aplicação a outros participantes.

Formador

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…


5. A NEUROCIÊNCIA NA CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS

5.1 As Bases Neurocientíficas da Criatividade
5.2 Criatividade e Ideation
5.3 Como estimular a criatividade
5.4 Design Thinking – das ideias aos produtos e serviços
5.5 A Economia da Experiência como motor emocional
5.6 Tipos de Experiência e suas dimensões
5.7 MegaTrends, Tendências Comportamentais, Tendências de Negócio
5.8 Fontes de Tendências, Pesquisa de Tendências e Relatórios de Tendências
5.9 A relação Tendências e Neurociência

SS5 – Quiz: Onde estão já implementadas estratégias neurosensoriais?
& Debate: As Tendências e a Neurociência, uma parceria de sucesso?

LAB5 – Laboratório da Experiências e Trends
LAB.5.1. Plano de CEM 365 – Customer Experience Management: Como criar e monitorizar
LAB.5.2. Cool Hunting: ferramentas, pesquisas e projeções

Formadores

juliaJulien Diogo (Portugal) 
– COO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu 
– Especialista em NeuroPlaceBranding e Estratégia Territorial
– Mestre em Marketing e Comunicação pelo IPViseu

– Ver CV e mais informações…

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…


6. NEUROCIÊNCIA APLICADA AO MARKETING MIX

6.1 Posicionamento de marcas na mente do consumidor – efeito de Priming
6.2 Neurosegmentação e psicogra a (dos gêneros aos hormônios)
6.3 Desenvolver produtos e branding de marca: As lovemarks e agregação valor emocional (neurosinaptogénese e estimulação de estruturas)
6.4 Desenvolvimento de Produto e a Neurociência Aplicada
6.5 Principais enviesamentos cognitivos em Economia Comportamental
6.6 Neuroeconomia: A economia comportamental e as heurísticas
6.6. Desenvolvimento de Produto e a Neurociência Aplicada

SS6 – Debate: Práticas de Economia Comportamental, onde estão? 

LAB6 – Laboratório de Economia Comportamental – emoções sociais (Case Studies)
LAB6.1. O custo ZERO e efeito PLACEBO
LAB6.2. Endowment Effect
LAB6.3. Efeito IKEA e Escolha Intertemporal
LAB6.4. A Isca e o efeito de Comparação
LAB6.5. Prospect Theory nas marcas
LAB6.6 Preços e a Neurociência Aplicada (Case Studies)
LAB6.7. Calibração de preços com neurociência e a Lei dos Pequenos Números
LAB6.8. Sensibilidade a preços e disposição para pagar: Limiar insular
LAB6.9. Price Sensitivity Meter e Case Study em café
LAB6.10. Outras práticas de economia comportamental aplicadas ao preço

Formador

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…


7. NEUROCIÊNCIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA

7.1 Neurociencia Cognitiva Aplicada na Gestão Estratégica e B2B
7.2 O Profiling de Clientes e Colaboradores – Como avaliar e traçar perfis
7.3 Estratégia e Implementação – a importância da relação emocional
7.4 Memória e Hábito – A teoria do “Loop do hábito”
7.5 NeuroStrategy: Neurociência Cognitiva Aplicada à Gestão Estratégica
7.5.1 NeuroLiderança e a lei de Yerkes-Dodson
7.5.2 O colaborador e a sua postura: Avaliação de expressões faciais e Avaliação de posturas e movimentos
7.5.3 Técnicas de Venda, Comunicação e Atendimento com NeuroSkills
7.5.4 O processo de Gami cation aplicado à recompensa
7.5.5 Marketing de Incentivos com Economia Comportamental
7.5.6 Preparar uma venda e negociação para estruturas: Amígdala & Córtex Orbitofrontal

SS7 –  Neuroeconomia: A Genética das Decisões de Risco & A NeuroVenda: O caso da Sales Brain

LAB7 – Laboratório de NeuroVendas e NeuroNegociação
LAB.7.1. Técnicas de NeuroCoaching e PNL aplicadas às vendas
LAB.7.2. Mapa de planeamento de abordagem à venda e negociação com neurociência
LAB.7.3. Preparar uma venda e negociação para estruturas: Amígdala & Córtex Orbitofrontal

Formadores

luis

Luís Cordeiro (Portugal) 
– Core Manager & Coacher na Business Unlimited
– Especialista em Coaching & PNL Aplicado aos negócios
– Mestre em Executive Management e Pós-Graduado em NeuroMarketing

– Ver CV e mais informações…


RP 2017 Rita Pelica (Portugal) 

– Ver CV e mais informações…

 


8. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: VISÃO DA NEUROCIÊNCIA

8.1. Neurobiologia da Tomada de Decisão
8.2 A Neurociência Cognitiva e o Processo de Tomada de Decisão
8.3. Decisões em Contexto de Consumo
8.4. Hipótese do Marcador Somático e Tomada de Decisão
8.5. Neuronegociação e Sistemas de Recompensa
8.6. Neurociência do Storytelling – a importância de uma boa história
8.7. A importância da economia de experiências e do tryvertising na decisão
8.8. Neuroeconomia: A Genética das Decisões de Risco

LAB8 – Laboratório de Psicologia Experimental
LAB.8.4. NeuroNegociação – role playing
LAB.8.5. Decisões de risco – dicas para decisões de sucesso em contexto empresarial
LAB. 8.. Aplicação da neurociência no investimento de risco

Formador

carlos

Carlos Fernandes (Portugal) 
– Professor Catedrático em Psicologia na Universidade de Aveiro 
– Especialista em Psicofisiologia e Psicologia Experimental
– Doutor em Psicologia pela Universidade de Coimbra 

– Ver CV e mais informações…


9. NEUROCIÊNCIA APLICADA AO DESIGN, ARQUITECTURA E AO TERRITÓRIO

9.1 NeuroDesign (cores e formas, Lei de Weber-Fechner)
9.2 Design de espaços de consumo neurosensoriais

9.3 Circuitos de compra e disposição de lojas: Labirintos de Morris VS IKEA
9.4 A Influência da Música no Consumo
9.5 Neurociência ao serviço do espaço de varejo: EEG, Eye Tracking e Psicofisiologia Periférica
9.6 Espaço de Retail: Case Study da Metodologia ICN Agency
9.7 Marcas Territoriais Felizes – NeuroCities
9.8 Medição dos níveis de felicidade dos cidadãos (Focus Group, Atratividade da arquitectura e design, Impacto emocional de eventos e atrações e Geomarketing ao serviço das cidades)
9.9 Arquitetura e a Felicidade dos Territórios – NeuroCities
9.10 Casos Felizes de Cidades Internacionais
9.11 NeuroPlaceBranding: Case Study da Metodologia ICN Agency

SS9 – Neurociência das Cidades “Neurocities” – estratégias, infraestruturas ou serviços como exemplos? 

LAB9 – Laboratório de Place Branding
LAB.9.1. Criação de um “NeuroEspaço de Vendas” – Fazer um mapa de loja
ou
LAB.9.2. Plano de Place Brand Experience & Criação de uma “Bairro Emocional”

Formador

juliaJulien Diogo (Portugal) 
– COO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu 
– Especialista em NeuroPlaceBranding e Estratégia Territorial
– Mestre em Marketing e Comunicação pelo IPViseu

– Ver CV e mais informações…


10. NEUROCIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO, DESIGN E PUBLICIDADE

10.1. Semiótica e Comunicação: Como interpreta o cérebro o que se comunica
10.2. Estudo de Caso: Técnicas de comunicação com neurociência
10.3. Publicidade Cognitiva vs Publicidade Afectiva: Pensar Depressa e Devagar
10.4. Implantação de Memórias e a técnica de Elicitação de Metáforas de Zaltman
10.5. NeuroWebDesign
      10.5.1 Princípios do NeuroWebDesign
      10.5.2 Análise Web – NeuroBenchmarking
      10.5.3 Organização de Layouts
10.6. Métricas de comportamento na web & social media 

10.7. Ferramentas de Social Intelligence
10.8. NeuroWebDesign Case Study da Metodologia ICN (GM)
10.9. NeuroPackaging
      10.9.1 Princípios de NeuroPackakging
      10.9.2 Desenvolvimento de Brain Packaging
      10.9.3 Estudos de formas e estimulação sensorial
      10.9.4 Casos de sucesso e insucesso mundial

SS10 – A comunicação afectiva vs cognitiva – onde e como é aplicada (debate)

LAB10 – Laboratório de Design e Comunicação
LAB.10.1. Software iMotions – NeuroDesign e Comunicação (video, estática, escrita e web)
ou
LAB 10.2. Criação de Packaging com base em Neurociência

Formadores

juliaJulien Diogo (Portugal) 
– COO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu 
– Especialista em NeuroPlaceBranding e Estratégia Territorial
– Mestre em Marketing e Comunicação pelo IPViseu

– Ver CV e mais informações…


11. LABORATÓRIO & NEUROPITCH

11.1. Orientação científica do NeuroPitch e sugestão de melhoria
11.2. Apresentação Oral e Avaliação dos Neuro Pitch*
11.3. Avaliação Escrita Final 

SS11 – Acompanhamento individualizado à distância 

*As apresentações dos Neuro Pitch serão individuais com presença de um júri constituído por três profissionais (15 minutos), a realizar em Viseu.

Formadores

fernandoFernando Rodrigues (Portugal)
–  CEO ICN Agency :: CEO PsicoSoma :: Docente Universitário IPLeiria 
– Especialista em Neurociencias Aplicadas ao Consumo
– Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência

– Ver CV e mais informações…

juliaJulien Diogo (Portugal) 
– COO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu 
– Especialista em NeuroPlaceBranding e Estratégia Territorial
– Mestre em Marketing e Comunicação pelo IPViseu

– Ver CV e mais informações…

pedro

Pedro Rosa (Portugal)
– Professor Universitário na Univ. Lusófona e outras internacionais
– Especialista em Eye Tracking e Psicofisiologia Periférica
– Doutor em Psicologia pelo ISCTE/UL no ramo de Neuropsicologia

– Ver CV e mais informações…

* E = Aula em E-Learning
* P = Aula Presencial (em campo, sala ou laboratório)
* LAB = Aulas Práticas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s